ACEADET Definir conjunto de regras para determinação de contas ampliada
Utilização
Esta atividade IMG permite definir um conjunto de regras para a determinação de contas. Ao contrário da determinação de contas simples, a determinação de contas ampliada disponibiliza símbolos de contas e combinações de características para a definição de um conjunto de regras.
A determinação de contas é chamada na transferência de documentos do Accrual Engine, isto é, em cada lançamento (lançamento inicial, lançamento de provisão periódico ou lançamento de encerramento) a determinação de contas é efetuada automaticamente.
Para permitir uma determinação de contas sem erros devem estar gravadas as seguintes informações:
•Tipo de documento
•Conta de origem (p.ex., conta de provisão)
•Conta de destino (p.ex., conta de resulatdos)
Um conjunto de regras permite definir as dependências entre campos de origem e de destino, dos quais a derivação do tipo de documento e das contas deve ser efetuada. Primeiro deve ser definido um conjunto de regras, sendo definidos, em seguida, os valores (isto é, tipo de documento) para esse conjunto de regras.
Um conjunto de regras é composto por várias regras. Na criação de cada regra existem as seguintes possibilidades:
•Pode-se definir regras estruturadas de forma interdependente. Nesse processo, deve-se criar as regras na seqüênica na qual devem ser processadas a seguir pelo sistema.
•É possível definir regras paralelas. Durante a definição de cada regra é necessário eliminar na ficha de registros Características o código Editar mensagem de erro, caso não tenha sido encontrado nenhum valor.
Como campos de origem estão à disposição campos standard e campos definidos pelo cliente:
Campos standard
ACCRULE Norma para prestação de contas (NPC)
ACRTYPE Tipo de provisão
CHOACC Plano de contas
Campos específicos do cliente
Estão disponíveis os campos que foram definidos na atividade IMG Definir configurações do cliente para componentes como campos de origem.
Pré-requisitos
Para se poder utilizar na definição do conjunto de regras símbolos de contas e combinações de características, esses já devem estar definidos. As respectivas atividades IMG encontram-se em:
• Definir símbolos de contas
• Definir combinações de característicasAtividades
Para criar um conjunto de regras para a determinação de contas, proceder de forma seguinte:
1. Selecionar Criar etapa.Acessa-se a tela Accrual Engine – determinação de contas: Modificar definição da regra.
2. Entrar no campo Regra de derivação um texto descritivo para a regra.
3. Selecionar na ficha de registro Definição os campos de origem e de destino pretendidos.
4. Entrar na ficha de registro Condição uma condição para a ligação entre os campos de origem e de destino.
5. Na ficha de registro Características é possível efetuar configurações adicionais para a regra. Caso se defina o código Entradas devem ser atualizáveis com data de validade, as configurações para o conjunto de regras são dependentes do tempo.
6. Gravar a regra.
É possível ir diretamente para a atividade IMG Determinar valores para conjunto de regras, na qual são entrados os valores para as regras. Selecionar para isso Atualizar itens de regra.