GLPLADM Definir perfil do planejador
Nesta etapa de trabalho são definidos perfis do planejador que controlam o processamento do planejamento. Em um perfil do planejador, determinar por cada tabela quais as tarefas de planejamento utilizadas com quais configurações preliminares. É possível gravar uma quantidade qualquer de tarefas de planejamento por cada tabela. Com o item do perfil que determina a seqüência das tarefas de planejamento para uma tabela, é possível atribuir várias vezes a mesma tarefa de planejamento a um perfil de planejador, mas com outra configuração preliminar.
Os perfis do planejador estão estruturados hierarquicamente:
– Perfis do planejador – geral
– Tabelas planejáveis
– Tarefas de planejamento para a tabela
– Configuração preliminar
Na definição de um perfil do planejador, existem as seguintes possibilidades:
Navegação
É possível navegar na hierarquia, marcando uma entrada na área de lista e selecionando na área de navegação o nível de hierarquia imediatamente inferior com um clique duplo. Com Voltar, é acessado o nível de hierarquia imediatamente superior.
Exemplo
O usuário encontra-se na visão Perfis do planejador e seleciona um perfil do planejador na área de lista. Se na área de navegação for selecionado Tabelas planejáveis com clique duplo, é exibida a visão Tabelas de totais planejáveis. Nesta visão encontram-se todas as tabelas que foram atribuídas aos perfis do planejador selecionados anteriormente.
Perfis do planejador – geral
•É possível atribuir um grupo de autorização a cada perfil do planejador.
Mediante a combinação de grupos de autorização e configurações preliminares não sobregraváveis, é possível atribuir autorizações diferenciadas para a entrada de dados planejados.
•Para criar um novo perfil do planejador, selecionar Entradas novas.
•Para copiar um novo perfil do planejador, marcar um perfil do planejador existente e selecionar Processar -> Copiar como….
Tabelas planejáveis
•É possível atribuir a cada perfil do planejador as tabelas de totais que se pretende utilizar como base para o planejamento. Para atribuir uma tabela, selecionar Entradas novas.
•Para cada tabela atribuída, é possível gravar chaves de distribuição como valor proposto para campos de moeda e de quantidade.
Tarefas de planejamento para a tabela
•É possível atribuir tarefas de planejamento a cada tabela. Para atribuir uma tarefa de planejamento nova, selecionar Entradas novas. Entrar um item e um layout de planejamento já definido.
•Por meio do item, é especificada a seqüência em que são fornecidas as tarefas de planejamento.
•O código ConfigPrel indica se foi entrada uma configuração preliminar para a tarefa de planejamento.
•É possível ativar as seguintes funções:
◦Com Sobregr., é indicado se a configuração preliminar é sobregravável durante a execução do planejamento. Se o código estiver ativado, as predefinições valem como valores propostos que podem ser sobregravados durante a execução do planejamento. Se o código estiver desativado, as predefinições não são sobregraváveis.
◦Com Compactar, é indicado se os dados planejados devem ser lidos de forma compactada.
◦Com Integração excel, é indicado se é possível entrar os dados planejados por meio do Excel.
Se a integração Excel for ativada, entrar no campo Descrição do file um nome de file. Se nenhum nome for entrado, o sistema atribui automaticamente um nome.
•É possível indicar o tipo de documento para partidas individuais planejadas.
•É possível indicar a categoria de taxa de câmbio utilizada para a conversão entre as moedas.
•É possível indicar quais dos campos para moedas e quantidades incluídos no layout de planejamento estão disponíveis para entrada durante a execução do planejamento.
Configuração preliminar
•É possível atribuir uma configuração preliminar a cada tarefa de planejamento. Para isso, entrar os valores pretendidos.
•Os valores propostos aparecem como 1ª tela durante a execução do planejamento.
É necessário existir dados planejados para a elaboração da planilha do Excel.
Atividades
1. Criar o perfil do planejador. Para isso estão disponíveis as funções já descritas.
2. Gravar o perfil do planejador.
Notas sobre o transporte
A atualização do perfil de planejador está ligado ao registro automático de transporte.
Isto também inclui as opções para a integração Excel. O sistema inclui as descrições do file e o modelo de planilha do Excel na ordem de transporte, se elas forem criadas no customizing.
O sistema também transporta as opções para a integração Excel, se um perfil de planejador manual for aceito (por meio Visão de tabelas -> Transporte) em uma ordem de transporte ou eliminado de uma ordem.
Atenção
•Considerar que não são criadas manualmente opções para a Integração Excel no sistema de destino.
Preencher o sistema de destino só por meio do transporte porque o sistema SAP não sobregrava as opções já criadas no sistema de destino na importação dos modelos de planilha do Excel do sistema fonte e gera inconsistências.
•Se, porém, já existirem perfis de planejador com os respectivos modelos de planilha do Excel no sistema de destino é necessário eliminá-los antes da importação. A eliminação é possível para determinados perfis de planejador no âmbito da atualização de perfil de planejador.
Outras observações
Maiores informações sobre perfis do planejamento, especialmente sobre as possibilidades com a integração Excel, encontram-se na biblioteca SAP, em Contabilidade -> Contabilidade financeira -> Contabilidade geral ou Ledgers especiais -> Planejamento.