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GLPLADM Definir perfil do planejador

GLPLADM Definir perfil do planejador

GLPLADM Definir perfil do planejador

Nesta etapa de trabalho são definidos perfis do planejador que controlam o processamento do planejamento. Em um perfil do planejador, determinar por cada tabela quais as tarefas de planejamento utilizadas com quais configurações preliminares. É possível gravar uma quantidade qualquer de tarefas de planejamento por cada tabela. Com o item do perfil que determina a seqüência das tarefas de planejamento para uma tabela, é possível atribuir várias vezes a mesma tarefa de planejamento a um perfil de planejador, mas com outra configuração preliminar.

Os perfis do planejador estão estruturados hierarquicamente:

– Perfis do planejador – geral

– Tabelas planejáveis

– Tarefas de planejamento para a tabela

– Configuração preliminar

Na definição de um perfil do planejador, existem as seguintes possibilidades:

Navegação

É possível navegar na hierarquia, marcando uma entrada na área de lista e selecionando na área de navegação o nível de hierarquia imediatamente inferior com um clique duplo. Com Voltar, é acessado o nível de hierarquia imediatamente superior.

Exemplo

O usuário encontra-se na visão Perfis do planejador e seleciona um perfil do planejador na área de lista. Se na área de navegação for selecionado Tabelas planejáveis com clique duplo, é exibida a visão Tabelas de totais planejáveis. Nesta visão encontram-se todas as tabelas que foram atribuídas aos perfis do planejador selecionados anteriormente.

Perfis do planejador – geral

•É possível atribuir um grupo de autorização a cada perfil do planejador.

Mediante a combinação de grupos de autorização e configurações preliminares não sobregraváveis, é possível atribuir autorizações diferenciadas para a entrada de dados planejados.

•Para criar um novo perfil do planejador, selecionar Entradas novas.

•Para copiar um novo perfil do planejador, marcar um perfil do planejador existente e selecionar Processar -> Copiar como….

Tabelas planejáveis

•É possível atribuir a cada perfil do planejador as tabelas de totais que se pretende utilizar como base para o planejamento. Para atribuir uma tabela, selecionar Entradas novas.

•Para cada tabela atribuída, é possível gravar chaves de distribuição como valor proposto para campos de moeda e de quantidade.

Tarefas de planejamento para a tabela

•É possível atribuir tarefas de planejamento a cada tabela. Para atribuir uma tarefa de planejamento nova, selecionar Entradas novas. Entrar um item e um layout de planejamento já definido.

•Por meio do item, é especificada a seqüência em que são fornecidas as tarefas de planejamento.

•O código ConfigPrel indica se foi entrada uma configuração preliminar para a tarefa de planejamento.

•É possível ativar as seguintes funções:

◦Com Sobregr., é indicado se a configuração preliminar é sobregravável durante a execução do planejamento. Se o código estiver ativado, as predefinições valem como valores propostos que podem ser sobregravados durante a execução do planejamento. Se o código estiver desativado, as predefinições não são sobregraváveis.

◦Com Compactar, é indicado se os dados planejados devem ser lidos de forma compactada.

◦Com Integração excel, é indicado se é possível entrar os dados planejados por meio do Excel.

Se a integração Excel for ativada, entrar no campo Descrição do file um nome de file. Se nenhum nome for entrado, o sistema atribui automaticamente um nome.

•É possível indicar o tipo de documento para partidas individuais planejadas.

•É possível indicar a categoria de taxa de câmbio utilizada para a conversão entre as moedas.

•É possível indicar quais dos campos para moedas e quantidades incluídos no layout de planejamento estão disponíveis para entrada durante a execução do planejamento.

Configuração preliminar

•É possível atribuir uma configuração preliminar a cada tarefa de planejamento. Para isso, entrar os valores pretendidos.

•Os valores propostos aparecem como 1ª tela durante a execução do planejamento.

É necessário existir dados planejados para a elaboração da planilha do Excel.

Atividades

1. Criar o perfil do planejador. Para isso estão disponíveis as funções já descritas.

2. Gravar o perfil do planejador.

Notas sobre o transporte

A atualização do perfil de planejador está ligado ao registro automático de transporte.

Isto também inclui as opções para a integração Excel. O sistema inclui as descrições do file e o modelo de planilha do Excel na ordem de transporte, se elas forem criadas no customizing.

O sistema também transporta as opções para a integração Excel, se um perfil de planejador manual for aceito (por meio Visão de tabelas -> Transporte) em uma ordem de transporte ou eliminado de uma ordem.

Atenção

•Considerar que não são criadas manualmente opções para a Integração Excel no sistema de destino.

Preencher o sistema de destino só por meio do transporte porque o sistema SAP não sobregrava as opções já criadas no sistema de destino na importação dos modelos de planilha do Excel do sistema fonte e gera inconsistências.

•Se, porém, já existirem perfis de planejador com os respectivos modelos de planilha do Excel no sistema de destino é necessário eliminá-los antes da importação. A eliminação é possível para determinados perfis de planejador no âmbito da atualização de perfil de planejador.

Outras observações

Maiores informações sobre perfis do planejamento, especialmente sobre as possibilidades com a integração Excel, encontram-se na biblioteca SAP, em Contabilidade -> Contabilidade financeira -> Contabilidade geral ou Ledgers especiais -> Planejamento.

Veja também: