OBA4 Definir grupos de tolerância para empregados
Nesta etapa de trabalho, o usuário deve propor vários limites de montante para os seus empregados, especificando assim:
•o montante até ao qual o empregado pode lançar um documento;
•o montante até ao qual o empregado pode lançar um item de documento em uma conta de cliente, de fornecedor ou do Razão;
•a percentagem de desconto que o empregado pode assegurar em um item de documento;
•o montante até ao qual podem ser aceites diferenças de pagamento.
As diferenças de pagamento dentro de determinados grupos de tolerância são lançadas automaticamente. Para tal, o sistema pode lançar a diferença sobre uma correção do desconto ou em uma conta de despesas ou de rendimentos separada.
Neste quadro, o usuário define:
•os montantes ou percentagens até aos quais o sistema deve lançar automaticamente em uma conta de despesas ou de rendimentos se não for possível corrigir o desconto, e
•os montantes de diferença até aos quais o sistema deve corrigir o desconto. Neste caso, o desconto é aumentado ou diminuído automaticamente na diferença.
O usuário pode igualmente diferenciar esta determinação por empresas. Uma vez que os mesmos limites são normalmente válidos para um grupo de empregados, o usuário deve entrar os limites para grupos de empregados. O usuário deve então determinar os limites de montante e tolerâncias para cada grupo de empregados e empresa.
Nota
O usuário também pode definir as suas tolerâncias sem indicar um grupo de tolerância. Neste caso, deve deixar o campo Grp vazio. As tolerâncias para tal definidas são portanto válidas para todos os empregados que não estão atribuídos a nenhum grupo. Para cada empresa tem de existir pelo menos uma entrada.
O usuário pode adicionalmente determinar tolerâncias para operações de compensação nos dados mestre dos clientes, fornecedores ou contas do Razão. Na compesação é válido o limite inferior das indicações relativas a parceiro de negócios e grupo de empregados.
Opções standard
A título de exemplo, estão definidas no sistema as tolerâncias para as empresas fornecidas.
Atividades
1. O usuário deve determinar para cada empresa as tolerâncias que devem ser determinadas e se é necessário diferenciar por grupos de empregados. Se o usuário quiser determinar várias tolerâncias para os seus empregados, deve indicar de forma diferenciada os limites de montante por grupos. Caso os limites de tolerância devam ser válidos para todos os empregados, o usuário deve deixar campo “Grupo” vazio.
2. O usuário deve definir as tolerâncias em conformidade com isto.
3. Se o usuário tiver definido vários grupos de tolerância, tem de atribuir depois os seus empregados a um determinado grupo de tolerância. Escolher para tal Atribuir usuários a grupos de tolerância.