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SAP FBZP Instalar Programa de Pagamento

FBZP

FBZP Instalar Programa de Pagamento

CaminhoSPRO-> Contabilidade Financeira nv > Contabilidade de clientes e fornecedores > Transações comerciais > Saída de pagamentos > Saida de pagamento automática – Seleção de meio de pagamento de banco para programa > Instalar programa e pagamento
TransaçãoFBZP, S_ALR_87001488
ProgramaSAPLFBZP

Instalar programa de pagamento

O usuário encontra-se no Customizing SAP em Contabilidade financeira -> Contabilidade de clientes e fornecedores -> Transações contábeis -> Saída de pagamento -> Saída automática de pagamento -> Seleção da forma de pagamentos/de bancos para o programa de pagamentos

De seguida, definem-se as opções para o controle do programa de pagamento, definem-se

  • que empresas participam sempre nos pagamentos e por meio das quais se processam os pagamentos
  • quais as formas de pagamentos que podem ser sempre utilizadas
    Para a forma de pagamento se devem definir as opções dependentes do país e as dependentes da empresa pagadora.
  • se se pretende utilizar o suplemento da forma de pagamento
    Os suplementos da forma de pagamento (Mailstop Codes) permitem agrupar os pagamentos e deste modo por exemplo controlar o envio de cheques.
  • de que contas bancárias deve ocorrer o pagamento
    O programa de pagamento pode optar por uma conta bancária para definir regras ou pode especificar a partir de que conta deve ocorrer um determinado pagamento.
  • com que formulário ocorre o pagamento
    O programa de pagamento pode selecionar a conta bancária segundo regras estabelecidas pelo usuário, ou este indica, de que conta o pagamento deverá ser efetuado.
  • com que formulário o pagamento se efetua 
        • Os formulários devem ser definidos no sistema com SAP

      script

        . Para cada empresa que paga é necessário indicar por forma de pagamento, que formulário é utilizado.

Nota

Com o programa de pagamento também podem ser feitos adiantamentos que podem ser pagos com letras de câmbio. Para se saber o que se deve ter em atenção, ler o documento FI – Contabilidade de clientes e fornecedores.

Condições

Terem sido criados bancos de empresa na etapa Definir bancos da empresa

Atividades

    1. Verificar quais os formulários utilizados na sua empresa para os pagamentos.
    1. a) Verificar se os formulários utilizados pela empresa estão definidos no sistema.
    1. b) Modificar eventualmente os formulários predefinidos ou criar novos formulários.
    2. Verificar quais são as empresas pagadoras e as que participam sempre no pagamento
    1. 3. Definir as opções para o pagamento de todas as empresas. Para isso, selecionar a etapa

Instalar todas as empresas para pagamentos Empresa -> Todas

    1. ede seguida, a empresa pretendida. Marcar o atributo

Suplementos de formas de pagamento

    • O mesmo é válido para a exibição de pagamentos e das partidas pagas na exibição das propostas de pagamento. Para isso, selecionar as seguintes etapas:
          1. a)

        Definir estrutura de linhas

          1. b)

        Definir as opções para a exibição de pagamentos

          1. c)

        Definir as opções para a exibição das partidas individuais

        1. 4. Definir as opções para os pagamentos das empresas pagadoras. Para isso, selecionar

      Instalar empresas pagadoras para os pagamentos

    5. Certifique-se de que formas de pagamento devem ser sempre utilizadas e as que devem ser utilizadas nas empresas pagadoras.
    Ao definir-se uma forma de pagamento devem indicar-se as chaves que deve devem ter sido definidas previamente. Estão incluídos entre outros:
    • o tipo de documento para o lançamento do pagamento
    • o código de Razão Especial para o lançamento de uma letra de câmbio
    • os formulários para a impressão do meio de pagamento, do aviso de pagamento e da letra de câmbio-cheque
          1. a) Verificar se as formas de pagamentos precisas pela empresa estão definidas no sistema. Selecionar

        Instalar formas de pagamento por país para pagamentos

          1. b) Definir as opções para a forma de pagamento por empresa. Para isso, selecionar

        Instalar formas de pagamento por empresa

    6. Certifique-se de que as formas de pagamentos, com as quais devem ser liquidadas as partidas em aberto do parceiro de negócios, foram inseridas nos registros mestre dos fornecedores e clientes.
      1. 7. Indicar as contas bancárias das empresas pagadoras das quais deve ser feito o pagamento. Para isso, selecionar

    Instalar determinação de bancos para pagamentos

      1. a) Indicar primeiro os bancos e a seqüência hierárquica dos bancos. Marcar, para isso, a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em

    Seqüência hierárquica

      1. b) Gravar as contas bancárias. Para isso, marcar a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em

    Contas bancárias

      1. c) Gravar os montantes alocados marcando a empresa pagadora e efetuando um clique duplo em

    Montantes alocados

      1. d) Definir as datas efetivas. Para isso, marcar a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em

    Data efetiva

    1. e) Definir as taxas para os pagamentos por letra de câmbio. Marcar a empresa pagadora e efetuar um duplo clique em encargos bancários/taxas. Seleção dos bancos e aí a empresa, para a qual as definições devem ser efetuadas. Depois selecionar Ir para -> data efetiva.
    8. Encomendar os formulários necessários.
    Caso se pretendam emitir formulários de pagamento em várias moedas, deve-se imprimir o código da moeda por meio do programa de impressão. Nos formulários não devem então ser impressos códigos de moeda.

Outras observações

Informações adicionais relativas à configuração do programa de pagamento encontram-se na biblioteca SAP em Contabilidade -> Contabilidade financeira -> FI – Contabilidade de clientes e fornecedores -> Pagar.

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