FBZP Instalar Programa de Pagamento
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Transação | FBZP, S_ALR_87001488 |
Programa | SAPLFBZP |
Instalar programa de pagamento
O usuário encontra-se no Customizing SAP em Contabilidade financeira -> Contabilidade de clientes e fornecedores -> Transações contábeis -> Saída de pagamento -> Saída automática de pagamento -> Seleção da forma de pagamentos/de bancos para o programa de pagamentos
De seguida, definem-se as opções para o controle do programa de pagamento, definem-se
- que empresas participam sempre nos pagamentos e por meio das quais se processam os pagamentos
- quais as formas de pagamentos que podem ser sempre utilizadas
- Para a forma de pagamento se devem definir as opções dependentes do país e as dependentes da empresa pagadora.
- se se pretende utilizar o suplemento da forma de pagamento
- Os suplementos da forma de pagamento (Mailstop Codes) permitem agrupar os pagamentos e deste modo por exemplo controlar o envio de cheques.
- de que contas bancárias deve ocorrer o pagamento
- O programa de pagamento pode optar por uma conta bancária para definir regras ou pode especificar a partir de que conta deve ocorrer um determinado pagamento.
- com que formulário ocorre o pagamento
- O programa de pagamento pode selecionar a conta bancária segundo regras estabelecidas pelo usuário, ou este indica, de que conta o pagamento deverá ser efetuado.
- com que formulário o pagamento se efetua
- Os formulários devem ser definidos no sistema com SAP
script
- . Para cada empresa que paga é necessário indicar por forma de pagamento, que formulário é utilizado.
Nota
Com o programa de pagamento também podem ser feitos adiantamentos que podem ser pagos com letras de câmbio. Para se saber o que se deve ter em atenção, ler o documento FI – Contabilidade de clientes e fornecedores.
Condições
Terem sido criados bancos de empresa na etapa Definir bancos da empresa.
Atividades
- 1. Verificar quais os formulários utilizados na sua empresa para os pagamentos.
- a) Verificar se os formulários utilizados pela empresa estão definidos no sistema.
- b) Modificar eventualmente os formulários predefinidos ou criar novos formulários.
- 2. Verificar quais são as empresas pagadoras e as que participam sempre no pagamento
- 3. Definir as opções para o pagamento de todas as empresas. Para isso, selecionar a etapa
Instalar todas as empresas para pagamentos Empresa -> Todas
- ede seguida, a empresa pretendida. Marcar o atributo
Suplementos de formas de pagamento
- O mesmo é válido para a exibição de pagamentos e das partidas pagas na exibição das propostas de pagamento. Para isso, selecionar as seguintes etapas:
- a)
Definir estrutura de linhas
- b)
Definir as opções para a exibição de pagamentos
- c)
Definir as opções para a exibição das partidas individuais
- 4. Definir as opções para os pagamentos das empresas pagadoras. Para isso, selecionar
Instalar empresas pagadoras para os pagamentos
- 5. Certifique-se de que formas de pagamento devem ser sempre utilizadas e as que devem ser utilizadas nas empresas pagadoras.
- Ao definir-se uma forma de pagamento devem indicar-se as chaves que deve devem ter sido definidas previamente. Estão incluídos entre outros:
- o tipo de documento para o lançamento do pagamento
- o código de Razão Especial para o lançamento de uma letra de câmbio
- os formulários para a impressão do meio de pagamento, do aviso de pagamento e da letra de câmbio-cheque
- a) Verificar se as formas de pagamentos precisas pela empresa estão definidas no sistema. Selecionar
Instalar formas de pagamento por país para pagamentos
- b) Definir as opções para a forma de pagamento por empresa. Para isso, selecionar
Instalar formas de pagamento por empresa
- 6. Certifique-se de que as formas de pagamentos, com as quais devem ser liquidadas as partidas em aberto do parceiro de negócios, foram inseridas nos registros mestre dos fornecedores e clientes.
- 7. Indicar as contas bancárias das empresas pagadoras das quais deve ser feito o pagamento. Para isso, selecionar
Instalar determinação de bancos para pagamentos
- a) Indicar primeiro os bancos e a seqüência hierárquica dos bancos. Marcar, para isso, a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em
Seqüência hierárquica
- b) Gravar as contas bancárias. Para isso, marcar a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em
Contas bancárias
- c) Gravar os montantes alocados marcando a empresa pagadora e efetuando um clique duplo em
Montantes alocados
- d) Definir as datas efetivas. Para isso, marcar a empresa pagadora e efetuar um clique duplo em
Data efetiva
- e) Definir as taxas para os pagamentos por letra de câmbio. Marcar a empresa pagadora e efetuar um duplo clique em encargos bancários/taxas. Seleção dos bancos e aí a empresa, para a qual as definições devem ser efetuadas. Depois selecionar Ir para -> data efetiva.
- 8. Encomendar os formulários necessários.
- Caso se pretendam emitir formulários de pagamento em várias moedas, deve-se imprimir o código da moeda por meio do programa de impressão. Nos formulários não devem então ser impressos códigos de moeda.
Outras observações
Informações adicionais relativas à configuração do programa de pagamento encontram-se na biblioteca SAP em Contabilidade -> Contabilidade financeira -> FI – Contabilidade de clientes e fornecedores -> Pagar.
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