SAP FI-AR – Contas a Receber
No Contas a Receber SAP FI-AR, os dados são armazenados por cliente e disponibilizados a outros subcomponentes como por exemplo Razão Geral e Tesouraria. Quando os documentos são lançados, nos componentes de Logística ou no próprio Contas a Receber FI-AR o sistema cria um documento e, por integração, os dados são registrados automaticamente no Razão Geral e demais componentes relevantes.
Devido a integração com Vendas e Distribuição, os dados são fornecidos para efetivar a administração de crédito.
O componente de aplicação Conas a Receber FI-AR registra e administra dados contábeis de todos os clientes e também é uma parte integrante da administração de vendas. Todos os lançamentos em Contas a Receber são automaticamente conciliados com o Razão Geral.
Introdução ao Contas a Receber (FI-AR)
- O módulo de contas a receber FI-AR registra e administra os dados contábeis dos clientes. Ele também é uma parte integrante de administração de vendas.
- Todos os lançamentos em Contabilidade de clientes FI-AR também são registrados diretamente no Razão.
- O sistema contém um conjunto de ferramentas que pode ser utilizado para acompanhar partidas em aberto; por exemplo, análises de contas, relatórios de alarme, quadros dos vencimentos e um programa de reclamação de pagamento flexível.
Cadastro de Clientes FI-AR
Dados Mestre: Os registros mestre de clientes são divididos em dados gerais, dados da empresa e dados de venda para que cada empresa e cada organização de vendas possa gravar suas próprias informações para a realização de negócios com clientes.
Dados gerais: Estes são dados que se aplicam a todas as empresas e organizações de compras da sociedade. A área geral inclui, por exemplo, denominação, endereço, idioma e número de telefone do cliente.
Dados da empresa: Dados específicos de uma determinada empresa. Os dados da empresa incluem, por exemplo, o número de conta de conciliação e as condições de pagamento.
Dados da área de vendas: Dados relevantes aos empreendimentos de vendas e canais de distribuição da sociedade. Os dados gravados nessa área incluem, por exemplo, dados de processamento, envio e faturamento de pedidos.
Grupo de Contas de Clientes: Para criar um registro mestre é necessário especificar um grupo de contas. O grupo de contas não pode ser modificado após a criação do registro mestre.
Os grupos de contas determinam:
- Um intervalo de numeração para a atribuição de números de conta,
- Quais campos são exibidos e se a entrada dos mesmos é facultativa ou obrigatória (status do campo) quando os dados mestre do cliente são entrados ou modificados.
- Se a conta é para clientes ocasionais
Contas de reconciliação: Não recebem lançamentos diretamente. Os lançamentos são feitos no código do cliente, e o sistema lança automaticamente na conta de Reconciliação, que é a conta contábil.
Lançamento Contábil
Um documento contábil é formado de cabeçalho e itens. O cabeçalho armazena dados como a data e o tipo do documento, a data de lançamento e a moeda. O item do documento armazena dados do lançamento como a conta, o centro de custo e o valor.
Lançamentos automáticos: Os lançamentos do contas à receber são geralmente originadosautomaticamente através do módulo de vendas (SD). É possível no entanto criar lançamentos manualmente em FI.
Lançamentos manuais: São lançamentos com contabilização imediata. Todo lançamento deverá ter a soma dos débitos e dos créditos igual a zero.
Adiantamentos: Os adiantamentos são lançamentos cuja contabilização é realizada em uma conta de conciliação diferente daquela definida no registro mestre do cliente. Essas contas estão associadas a um código de Razão Especial de acordo com o tipo de adiantamento. Essas contas do Razão especial são informadas separadamente no balanço patrimonial.
Documentos Pré-editados: Com a pré-edição do documento pode-se registrar e arquivar (pré-editar) os documentos incompletos no sistema sem verificação de entrada. Os documentos pré-editados podem ser posteriormente completados, verificados e lançados eventualmente por um outro responsável.
Documentos de Referência: O método de referência é uma ferramenta de entrada de documento. Se for lançar freqüentemente os mesmos documentos com os mesmos dados, o uso de diferentes métodos de referência pode economizar tempo e evitar erros na entrada do documento.
Modelo de Classificação Contábil: Pode-se usar o modelo de classificação contábil para economizar tempo e evitar erros, se usar com freqüência as mesmas classificações contábeis abrangentes, tais como a distribuição de montantes para diversas contas ou centros de custo.
Documento Periódico: São entradas periódicas lançadas por um programa com base em documentos de lançamentos periódicos . Esse procedimento é comparável à ordem permanente dada ao banco para a dedução de aluguel, pagamentos de prêmio ou amortização de empréstimos. Os lançamentos podem ser feitos periodicamente ou em uma data específica.
Documento Modelo: Ao contrário de um documento contábil, os documentos modelo não atualizam movimentações no período. Eles servem apenas como fontes de dados para um documento contábil. A vantagem é que podem ser modificados ou ampliados. Deve-se usar um documento modelo, ao invés de um documento contábil, se necessitar de um documento de referência para estruturá-lo a seu próprio modo.
Sistema de Cobrança Automática
- selecionar partidas em aberto já vencidas
- Cobrar clientes/fornecedores com envio de carta de cobrança
Procedimento de cobrança: A maior parte das opções do programa de cobrança é definida no “procedimento de cobrança”. Tais opções podem ser diretamente acessadas pelo usuário de aplicação.
Estrutura de configuração do programa de cobrança: As opções do programa de cobrança estão divididas nas seguintes categorias:
- Procedimento de cobrança
- Niveis de cobrança
- Taxas
- Montantes minimos
- Textos da cobrança
- Ambiente
Procedimento de cobrança: Visão geral
Para todos os procedimentos de cobrança, definir:
- a chave do procedimento de cobrança a ser usada
- uma descrição do procedimento de cobrança
- intervalo de cobrança, em dias
- minimo de dias em atraso (conta), após os quais será enviada uma cobrança
- Prazos de prorrogação por partida individual
- código de cálculo de juros para cálculo de juros mora
Níveis de Cobrança
- Minimo de dias a remunerar, referentes à data de vencimento do pagamento liquido, para ating
ir um determinado nivel de cobrança - se juros devem ser calculados
- parâmetros de impressão
- se deseja obter uma cobrança embora nenhum outro movimento tenha ocorrido
Taxas
- Taxas de cobrança, dependendo do nível de cobrança
- taxas de cobrança podem ser um montante fixo ou uma porcentagem do montante cobrado
- pode ser definido um montante mínimo para as taxas de cobrança
Montantes Mínimos
- Montante mínimo ou percentual dos atrasados para atingir um nível de cobrança
- Montante mínimo a ser atingido, para calcular os juros de cada nível de cobrança
Pagamentos
Pagamento Manual: Com este tipo de pagamento deve-se entrar manualmente com os dados para a compensação das partidas em aberto como a conta do banco e a conta do cliente. A seleção das partidas em aberto é feita manualmente pelo usuário.
Pagamento Parcial: Um pagamento parcial é um pagamento que é lançado em uma conta sem compensar nenhuma partida em aberto. Quando é lançado o pagamento parcial, o sistema marca o número de documento da partida em aberto original na partida individual do pagamento parcial. É possível fazer um pagamento parcial para uma ou mais partidas em aberto.
Pagamento Residual: A partida em aberto original é compensada e o sistema lança uma nova partida em aberto. Essa nova partida em aberto é para o mesmo montante que a partida original menos o montante pago.
Programa de Pagamento Automático: O programa processa partidas em aberto em três etapas:
- O programa determina as partidas em aberto a serem pagas e cria uma lista de propostas
- A execução do programa de pagamento inclui somente as partidas em aberto contidas na lista de propostas. O programa lança documentos e oferece os dados para a impressão de formulários e para a criação de suportes de dados, avisos e listas de pagamentos.
- Esse programa usa o programa de impressão para imprimir os formulários e criar os suportes de dados.
Arquivo de Remessa: Com a execução do programa de pagamento, de acordo com o meio de pagamento, é gerado um arquivo que contém todas as informações de pagamento e que correspondem às normas bancárias do país em questão. Esse arquivo deverá ser enviado ao banco através do software de comunicação bancária (sistema do banco).
Retorno Bancário: Quando o banco envia o extrato de conta bancária, deve-se importar os dados do extrato para o sistema R/3. O sistema então carrega os dados e gera os lançamentos necessários para a baixa dos títulos e atualização das contas.
Avaliação de Partidas em Aberto em Moeda Estrangeira
Caso a empresa realize lançamentos em moeda estrangeira, no encerramento de cada período deve ser executado o programa de avaliação de partidas em aberto em moeda estrangeira.
Quando é efetuada a avaliação de partidas em aberto o sistema lança diretamente em uma conta de ajuste do balanço e em uma conta para as diferenças de câmbio resultantes da avaliação. Neste caso, pode tratar-se de despesas ou rendimentos.
Principais Transações SAP FI AR
Transação | Descrição |
FD01 | Criar cliente (contab.financeira) |
FD02 | Modificar cliente (contabilidade) |
FD03 | Exibir cliente (contabilidade) |
FBL5N | Partidas individuais de clientes |
FB70 | Entrada de faturas de saída |
FBR2 | Lançar documento com modelo |
F-28 | Lançar entrada de pagamentos |
FB08 | Estornar documento |
FBRA | Anular compensação |
F-37 | Solicitar adiantamento de cliente |
F-32 | Compensar cliente |
FBV0 | Lançar documento pré-editado |
FD10N | Exibição de saldos de fornecedores |
F110 | Parâmetros para pagamento automático |
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Veja também no Web Store: SAP FI AR Contas a Receber