Pular para o conteúdo
Início » SAP OBBB Atribuir forma de pagamento a transação bancária

SAP OBBB Atribuir forma de pagamento a transação bancária

OBBB

OBBB Atribuir forma de pagamento a transação bancária

CaminhoContabilidade FInanceira (nv) -> Contab. bancária -> Transações Comerciais -> Operações por L/C -> L/C a Receber -> Apresentar Letra de câmbio a receber no banco -> Atribuir forma de pagamento a transação bancária
TransaçãoOBBB, S_ALR_87002750
ProgramaSAPL0F21

Atribuir forma de pagamento a transação bancária

Nesta seção SAP, pode ser atribuído uma forma de pagamento (p.ex., letra de banco, cheque) a cada operação bancária (relacionada com bancos da empresa). A forma de pagamento é definida nos dados mestre dos clientes e fornecedores para se poder determinar com que procedimento podem ser efetuados os pagamentos.

Por cada banco da empresa e por cada conta, deve ser gravada a seguinte informação:

  • Forma de pagamento
  • Tipo de operação
    O tipo de operação é necessário para se poder diferenciar as formas de pagamento (p.ex., letras a descontar ou a cobrar).
  • Grupo de bancos do parceiro de negócios
        • O grupo de bancos do parceiro de negócios é necessário pois o tipo de operação depende do banco da empresa e do grupo de bancos do parceiro de negócios. Aqui também pode ser entrada uma entrada dummy (=”

      espaço

        “).
  • Operação bancária relacionada com o banco da empresa e denominação da operação

Condições

É necessário terem sido já definidas formas de pagamento. Para mais detalhes, consultar “Instalar programa de pagamento por país e Instalar programa de pagamento por empresa.

Atividades

    1. Atribuir uma forma de pagamento a cada operação bancária por cada banco da empresa e por cada conta.
    2. Verificar se a forma de pagamento é efetivamente gravada nos dados mestre de clientes e de fornecedores.

Alguns Campos

Forma de pagamento V_T012A-ZLSCH

O meio de pagamento determina através de que método, por ex. cheque, transferência ou letra de câmbio, deverão ser executados os pagamentos.

Os meios de pagamento são inscritos pelo usuário nos registros mestre de clientes e de fornecedores, a fim de determinar através de que método poderão ser efetuados os pagamentos. Se uma partida em aberto deve ser paga através de um determinado meio de pagamento, entrar este na partida em aberto. As condições definidas para o meio de pagamento devem ser preenchidas para o pagamento.

Os meios de pagamento são definidos no menu de configuração da contabilidade financeira através da execução dos seguintes passos:

    1. 1. Efetuar todas as determinações específicas para o país, necessárias para um meio de pagamento.
    2. Em seguida, definir as condições sob as quais pode ser utilizado um meio de pagamento, para cada empresa.

Na tela para a seleção do meio de pagamento no registro mestre de cliente ou de fornecedor são propostos todos os meios de pagamento. Aí seleciona-se o meio de pagamento desejado marcando-o; o sistema aceita os meios de pagamento no registro mestre do parceiro de negócios.

Operação V_T012A-VORGN

O tipo de operação específico do banco é determinado através do meio de pagamento. Pode ser necessário definir adicionalmente o tipo de operação. É possível, p.ex., apresentar letras de câmbio que foram lançadas com o mesmo meio de pagamento para desconto ou cobrança. Neste caso, resultam do mesmo meio de pagamento dois tipos de operação diferentes.

Chave breve de um banco da empresa V_T012A-HBKID

Através desta chave são determinados todos os dados bancários.

Chave breve das coordenadas de uma conta V_T012A-HKTID

Esta chave define, juntamente com a chave para o banco da empresa, uma conta bancária de forma unívoca.

Grupo de bancos do banco do parceiro de negócios V_T012A-WBGRU

O tipo de operação resulta do banco da empresa e do grupo de bancos do parceiro de negócios. Por este motivo é necessário indicar uma atribuição a um grupo de bancos. Como regra geral de atribuição pode ser criada uma entrada dummy (grupo de banco ‘espaço vazio’). Uma entrada dummy deve ser criada quando se espera operações em que o banco do parceiro de negócios não é conhecido ou em que aparecem bancos sem grupo de banco. Isto pode ser o caso quando existem letras de câmbio sem dados relativos ao banco ou quando não está indicado na letra de câmbio o grupo de banco do banco corresponente.

Tipo de operação para determinação de condições bancárias V_T012A-VORGA

Tipo de operação para a determinação de condições bancárias. Os tipos de operação dependem do banco da empresa ou do banco parceiro.

Conheça os simulados SAP e estude para certificação.

Veja também: