F.14 Lançamentos periódicos
Utilização F.14
No SAP, esta atividade F.14, os lançamentos periódicos devem ter sido criados previamente
O report gerencia os documentos padrão de lançamento periódico criados no diálogo. Ele oferece as seguintes funções:
- Seleção dos documentos padrão para lançamento periódico, para os quais devem ser criados documentos contábeis.
- O programa de lançamento periódico seleciona os respectivos documentos, cuja data para a próxima execução coincide com a data para o período de liquidação ou que se encontra no intervalo indicado para o período de liquidação. Não serão considerados os documentos padrão para lançamento periódico marcados para eliminação.
- Geração de uma pasta batch input com os dados transferidos dos documentos padrão de lançamento periódico possivelmente modificados e completados pelo programa para a criação dos documentos contábeis e para a atualização dos documentos padrão de lançamento periódico
- Marcação dos documentos padrão para lançamento periódico para eliminação, nos quais a próxima data de execução determinada pelo programa é posterior à última data de execução. No caso de um plano de execução individual são também marcados para eliminação os documentos padrão para lançamento periódico, caso não seja possível determinar nenhuma data de execução posterior à atual.
No caso de um reinício, não é necessário gravar dados. O programa não efetua nenhuma modificação do banco de dados e pode ser reiniciado.
Para lançar os documentos contábeis e atualizar os documentos padrão para lançamento periódico, é necessário processar a pasta batch input que criou o programa de lançamento periódico. Se ocorrerem erros ao processar a pasta que impeçam a criação dos documentos contábeis e/ou a atualização de documentos padrão de lançamento periódico, toda a operação (criação de documentos e atualização do documento de lançamento periódico) será cancelada.
Na versão atual do report, os lançamentos periódicos ou em conexão com vendas e distribuição, administração do imobilizado e de caixa não são suportados ou só são suportados com restrições.
Procedimento F.14
No SAP FI, acesse a transação, selecionando uma das seguintes opções de navegação
Opção 1: SAP Graphical User Interface (SAP GUI)
Menu SAP ECC: Contabilidade > Contabilidade financeira > Razão > Trabalhos periódicos > Lançamentos periódicos > Executar
Código Transação: F.14
Opção 2: SAP NetWeaver Business Client (SAP NWBC) pela função empresarial
Função Empresarial: Gerente da contabilidade geral (SAP_NBPR_FINACC-M)
NWBC Menu: General Ledger > Periodic Processing > Recurring Entries > Execute Recurring Entries
Menu NWBC: Contabilidade Geral > Processamento periodico > Lançamentos periódicos > Executar lançamentos periódicos (F.14)
Na tela Criar docs. contábeis a partir de docs. de contabilização periódica, efetue as seguintes entradas
Nome do campo | Descrição | Ação do usuário e valores | Comentário |
Empresa | |||
Exercício | <exercício atual> | ||
Período de prestação de cont | Por exemplo, | ||
Período de prestação de cont | Por exemplo, <último dia do mês atual> | ||
Nome da pasta batch input | Se solicitado. Se você não atribuir um nome p/ pasta batch input, o nome SAPF120 será definido pelo programa. | ||
Manter a pasta processada | Ativar |
Selecione Executar
Uma pasta batch input é criada com os documentos periódicos a lançar. Ao processar a pasta esses documentos serão criados na contabilidade.
Executar pasta batch input
Código de transação: SM35
Na tela Batch Input: Síntese de pastas, selecione uma pasta a ser processada e selecione Processar pasta (F8).
Na tela Modo de processamento, selecione um modo (Exibir só erros se preferir. Em alternativa pode selecionar Visível ou Background , e seguidamente selecione Processar ou Enter.
Processamento. visível: todas as telas são exibidas e devem ser confirmadas com Enter
Exibir só erros: os documentos não são lançados em primeiro plano; somente documentos com erros são exibidos, os quais você pode corrigir.
Background: os documentos não são lançados em primeiro plano. Documentos com erros permanecem na pasta e podem ser processados e corrigidos em primeiro plano.
Verifique manualmente se todos os documentos de uma sessão foram lançados. Isso pode ser visto na síntese da pasta. Se uma pasta foi processada em primeiro plano, a tela de seleção Processamento da pasta batch input encerrado será exibida após o lançamento. Confirme a tela de seleção com Enter.
Corrija os erros exibidos durante o processamento, se necessário. Se a execução ocorreu sem erros, a pasta batch input terá o Status Processado
Documentos contábeis são lançados e documentos periódicos são atualizados com dados do processamento (próxima execução e número de execução). Para exibir um documento lançado, use o código de transação FAGLL03 ou FB03.
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