O que é SAP
SAP – Systems Applications and Products – é uma empresa de origem alemã, com forte presença no Brasil, criadora de softwares de gestão de empresas. Ao longo de quatro décadas, a empresa evoluiu de uma empresa pequena e regional a uma organização de alcance mundial. Hoje, a empresa é a líder global de mercado em soluções de negócios colaborativas e multiempresas. O principal produto da empresa, que emprega mais de 55.000 pessoas1 , é o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) SAP ERP.
A História
1972: Cinco ex-funcionários da IBM – Hasso Plattner, Dietmar Hopp, Claus Wellenreuther, Klaus Tschira e Hans-Werner Hektor – lançam uma empresa chamada SAP (Systems Applications and Products) iniciando assim a história da SAP. Sua visão: desenvolver software aplicativo padrão para processamento de negócios em tempo real. Ainda uma empresa privada, a empresa está sediada em Weinheim, Alemanha, com seu escritório principal nas proximidades de Mannheim; no entanto, os cinco fundadores da empresa são encontrados com mais frequência nos centros de informática de seus clientes, incluindo a ICI em ÷ stringen. Os primeiros programas de software foram escritos principalmente à noite e nos fins de semana. No final do primeiro ano comercial, a SAP já tinha nove funcionários e um faturamento de 620.000 DM.
1973: O primeiro software de contabilidade financeira é concluído, o sistema RF. Isso forma a base para o desenvolvimento contínuo de outros componentes de software no que veio a ser conhecido como sistema R / 1. Novos clientes da região local implementam o software, incluindo o fabricante de cigarros Roth ‰ ndle em Lahr e a empresa farmacêutica Knoll em Ludwigshafen. Esses novos clientes usam computadores IBM e o sistema operacional DOS.
1974: A empresa demonstra sua flexibilidade pela primeira vez. Em oito semanas, o sistema RF é convertido de DOS para OS. Já são 40 empresas na lista de referência.
1976: SAP GmbH Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (Sistemas, Aplicativos e Produtos em Processamento de Dados) é estabelecida como uma empresa auxiliar de vendas e marketing. Cinco anos depois, em 1981, a empresa privada estabelecida em 1972 (Análise de Sistemas e Desenvolvimento de Programas) foi dissolvida e seus direitos foram transferidos para SAP GmbH, dando à empresa seu nome atual (Sistemas, Aplicativos e Produtos em Processamento de Dados). A empresa agora tem 25 funcionários e um faturamento de DM 3,81 milhões.
1977: A sede da empresa muda de Weinheim para Walldorf. Pela primeira vez, a empresa instala seu sistema em sites de clientes fora da Alemanha; duas empresas austríacas decidem implementar o software. A empresa é reorganizada para apoiar vendas e distribuição ativas.
1979: a SAP passa a utilizar seu primeiro servidor próprio, um Siemens 7738. Anteriormente, os funcionários da SAP realizavam todo o desenvolvimento nos data centers de empresas regionais, como ICI, Thermal, Knoll, Gr¸nzwieg + Hartmann e Freudenberg. O primeiro “centro de desenvolvimento” da empresa ainda fica em um espaço alugado; no entanto, já estão em curso as obras da primeira fase de construção de um edifício sede da empresa. O trabalho intensivo com o banco de dados e sistema de controle de diálogo da IBM fornece o ímpeto para uma nova abordagem ao software SAP. R / 2 é trazido ao mundo.
1980: A empresa muda para o primeiro edifício da empresa na Max-Planck-Strasse no parque industrial de Walldorf. A área de desenvolvimento de software e seus 50 computadores agora estão finalmente sob o mesmo teto. A nova infraestrutura de processamento de dados também é construída. O Siemens 7738, um IBM / 370-148, está instalado, embora seja alterado para um desempenho superior 4341 no final do ano. Este modelo IBM possui 4 MB de memória. A paleta de produtos também é aumentada. O software de processamento de pedidos RV é adicionado à linha de produtos.
1982: A empresa celebra seu 10º aniversário. Seus escritórios já são muito pequenos e a primeira ampliação do prédio é construída em tempo recorde. Mais de 250 empresas na Alemanha, Áustria e Suíça trabalham com software SAP. A receita chega a aproximadamente DM 24 milhões e a empresa tem 100 funcionários. Um dos fundadores da empresa sai da empresa.
1984: A empresa adquire 48 novos funcionários. Este aumento de recursos de pessoal é provocado, em particular, pelo desenvolvimento dos módulos (RK, PPS e RP). SAP (International) AG é fundada em Biel, Suíça. A intenção é atender o mercado externo a partir dessa base na Suíça. SAP tem 163 funcionários e receita de DM 46 milhões.
A empresa
1987: Começa o trabalho no centro de treinamento da SAP no parque industrial de Walldorf. O primeiro congresso de software em Karlsruhe é usado como uma plataforma para a troca de informações entre usuários e partes interessadas. A nova geração de servidores da IBM significa que o software SAP está agora disponível para empresas de médio porte (receita anual de DM 30 milhões a 200 milhões). A SAP Consulting foi fundada para atender a esse setor de clientes. A padronização da produção de software torna-se um incentivo para que a empresa comece a desenvolver uma nova geração de software: R / 3.
1988: SAP GmbH torna-se SAP AG. Em outubro, 1,2 milhão de ações estão listadas nas bolsas de valores de Frankfurt e Stuttgart. O negócio internacional da SAP cresce; as subsidiárias dos países são estabelecidas na Dinamarca, Suécia, Itália e Estados Unidos. O centro de treinamento internacional é inaugurado em Walldorf. Isso também incorpora um parque esportivo para os 940 funcionários da SAP. A Dow Chemicals torna-se o milésimo cliente da empresa. Para atender às necessidades de setores específicos, a SAP começa a desenvolver o RIVA, um sistema de faturamento e administração para concessionárias.
1990: o estoque da empresa atinge DM 85 milhões após a emissão de ações preferenciais. Os fundos aumentados são usados para financiar investimentos crescentes. 110 milhões de marcos alemães são disponibilizados para P&D, tanto para o desenvolvimento posterior de R / 2 quanto para o novo desenvolvimento de R / 3. SAP agora tem mais de 1700 funcionários e sua receita ultrapassa DM 500 milhões.
1991: A empresa apresenta seu sistema R / 3 pela primeira vez na CeBIT em Hannover. O produto encontra uma aprovação esmagadora devido ao seu conceito de cliente / servidor, aparência uniforme de interfaces gráficas, uso consistente de bancos de dados relacionais e capacidade de execução em computadores de diferentes fornecedores. As receitas e o número de funcionários continuam aumentando. No final do ano, a SAP tinha 2685 funcionários na Alemanha e suas 14 subsidiárias e receitas de 707 milhões de DM.
1992 Muda a História com o lançamento para o mercado geral
Após a instalação bem-sucedida em clientes piloto selecionados, o R / 3 é lançado para o mercado geral mudando a história da empresa. Isso marca o início de uma nova etapa no crescimento e vira um marco na história da SAP. Ao comemorar seu 20º aniversário, a SAP intensifica sua estratégia de parceria de acordo com os altos números de instalação esperados para o R / 3. Consultorias independentes dão suporte aos clientes durante a instalação do R / 3.
1995: SAP na Alemanha aumenta suas atividades de vendas direcionadas a empresas de médio porte, colaborando com revendedores de sistemas. A americana Burger King, Inc. é o 1000º cliente de Recursos Humanos. A Microsoft também começa a usar SAP. Pouco depois, o German Manager-Magazin escolhe a SAP como a empresa do ano. Deutsche Telekom AG implementa R / 3; requer 30.000 estações de trabalho R / 3 e representa o maior contrato da história da empresa.
1996: SAP e Microsoft apresentam uma estratégia conjunta de Internet. A Coca-Cola, maior fabricante de refrigerantes do mundo, decide implementar R / 3. Vários eventos de clientes SAP estabeleceram novos recordes. Na European SAPPHIRE ’96 em Viena, 4.300 clientes e partes interessadas aproveitam a oportunidade para obter informações sobre os produtos e estratégias da SAP, e mais de 8.000 participantes visitam a American SAPPHIRE. SAP é eleita a empres
a do ano pela terceira vez pelo Manager-Magazin.
1997: SAP celebra seu 25º aniversário. Entre os convidados da celebração oficial está o chanceler alemão Dr. Helmut Kohl. O lucro antes dos impostos da empresa ultrapassa a fronteira de um bilhão de marcos pela primeira vez. Clientes como Daimler-Benz e General Motors decidem implementar R / 3 e mais de dois milhões de usuários em todo o mundo trabalham com produtos SAP.
1998: Dietmar Hopp e Klaus Tschira, dois dos fundadores da empresa, anunciam sua decisão de deixar o conselho de administração; ambos passam para o conselho de supervisão. Dietmar Hopp assume a presidência. Hasso Plattner e Henning Kagermann são indicados como co-presidente do conselho de administração. A partir de agosto, as ações da empresapodem ser compradas na Bolsa de Valores de Nova York. Mais de 15.000 participantes vêm para a 10ª SAPPHIRE USA em Los Angeles, onde o tema principal é “EnjoySAP”. Neste ano, em todo o mundo, 6.500 novos funcionários ingressaram na SAP – um aumento de 50% da força de trabalho existente.
1999 Lança a linha de produtos mySAP e dá um grande passo na História
Em maio, o Co-Presidente e CEO Hasso Plattner anuncia a estratégia mySAP.com, anunciando o início de uma nova direção para a empresa e sua linha de produtos. mySAP.com conecta soluções de e-commerce com aplicativos ERP existentes usando tecnologia da Web atualizada. No mesmo ano, vários clientes do SAP.com foram conquistados, entre eles a Hewlett-Packard e a empresa farmacêutica Hoechst Marion Roussel. Quase 15% da receita de EUR 5,1 bilhões é usada para pesquisa e desenvolvimento.
2000: 10 milhões de usuários, 36.000 instalações, 1.000 parceiros e 22 soluções do setor: A empresa é o fornecedor global líder de soluções de software de e-business que integram processos dentro e além dos limites da empresa. SAP, com sede em Walldorf, Alemanha, é o terceiro maior provedor de software independente do mundo. Com a extensão contínua do portfólio de produtos e serviços, o SAP muda de um componente para um provedor de soluções. A Nestlé assina o maior contrato da história da empresa até o momento.
2001: A bolha da Nova Economia estourou, mas a confiança na SAP e em suas soluções não foi quebrada, a receita chega a 7,3 bilhões de euros. Ao assumir a TopTier, a SAP estende sua oferta de soluções por portais de empresas e dá um grande passo na história da empresa.
2002: Enquanto o sucesso da empresa começou com R / 2, em 1992 R / 3 foi responsável pelo avanço internacional. A marca SAP representa software empresarial de alta qualidade. Shai Agassi torna-se membro do conselho de administração e é responsável por novas tecnologias
2003: Fim de uma era. Hasso Plattner, o último dos fundadores da SAP, deixa o conselho de administração e é eleito chefe do conselho fiscal. Em janeiro, a SAP anuncia o conceito de solução por trás do mySAP Business Suite. Além da mudança de nome de mySAP.com para mySAP Business Suite, a SAP apresenta uma nova solução ERP: mySAP ERP. Com o SAP Labs China em Xangai, a SAP abre o nono site de desenvolvimento fora de Walldorf. Centros de pesquisa na Índia, Japão, Israel, França, Bulgária, Canadá e Estados Unidos contribuem com conhecimento especializado de TI para SAP
2004: Enterprise Services Architecture entrega a primeira versão NetWeaver 04. A nova plataforma de integração e aplicação é impressionante. No final de 2004, o novo produto tinha mais de 1000 clientes. No total, mais de 24.000 clientes em mais de 120 países executam 84.000 instalações de software SAP. A empresa anuncia o futuro da Arquitetura de Serviços Corporativos. Prevê-se que até meados do ano todas as aplicações empresariais da SAP serão baseadas em serviços e oferecerão ao cliente o máximo de flexibilidade.
Utilize o sistema Bynem e estude para certificação SAP
Principais Módulos
SAP FI
A principal tarefa do módulo contabilidade financeira FI é prover uma visão abrangente e integrada das demonstrações contábeis para fins legais.
Essencialmente, o razão funciona como um registro completo de todas as transações contábeis. É o modelo centralizado e atualizado para a prestação de contas.
SAP CO
A Contabilidade de Custos CO, além de fornecer informações para a administração do processo decisório, facilita a coordenação, o acompanhamento e a otimização de todos os processos de uma organização
SAP MM
O módulo de administração de materiais MM controla todas as fases envolvidas na administração de suprimentos e estoques. Com ele, a organização tem o Planejamento e controle de materiais, Compras, Administração de estoque, Administração de serviços e Revisão de faturas.
SAP PP
O Componente Planejamento e Controle da Produção PP do sistema abrange o conjunto de funções utilizadas no processo produtivo, desde o estabelecimento da demanda do produto acabado até a fabricação de materiais intermediários e determinação das quantidades de matérias-primas ou componentes a serem comprados.
Esse processo está integrado a outras funções da empresa, como por exemplo, compras, vendas, custos etc.
SAP SD
O módulo vendas e distribuição SD é parte integrante do sistema SAP. Sua função é administrar as relações comerciais de fornecimento de produtos ou prestação de serviços, realizadas entre a empresa e o cliente, desde a fase de pré-vendas até a entrada de pagamento.
SAP PS
O módulo Project Systems PS é um dos importantes módulos funcionais do sistema. Project Systems pode otimizar os processos de negócios desde o planejamento do projeto até a execução do projeto.
Este módulo lida com unidades organizacionais e ciclo do projeto, estruturas do projeto, planejamento e orçamento, materiais e serviços, programação, execução, encerramento do período, etc.
SAP HR
SAP HR ( Recursos Humanos ) é um dos maiores módulos funcionais do SAP . É denominado SAP HR ou SAP HRMS, HCM ou SAP Human Resources. Ele contém os principais submódulos de Gestão Organizacional, Administração de Pessoal , Recrutamento, Gestão de Tempo, Folha de Pagamento, Gestão de Remuneração, Planejamento de Custos de Pessoal, Gestão de Orçamento, Desenvolvimento de Pessoal, Gestão de Treinamento e Eventos, Gestão de Viagens, Saúde Ambiental e Segurança.
SAP QM
SAP QM (Quality Management) é um módulo funcional para melhorar a qualidade dos produtos. Este módulo lida com Planejamento de Qualidade, Execução, Inspeções, Controle de Qualidade e Certificados de Qualidade.
SAP PM
SAP PM ( Plant Maintenance ) é um módulo funcional que cuida da manutenção de equipamentos e permite um planejamento eficiente dos cronogramas de produção e geração e fornece interfaces para controle de processos e sistemas SCADA.
O componente de aplicativo Plant Maintenance (PM) fornece uma solução de software abrangente para todas as atividades de manutenção realizadas em uma empresa. Oferece suporte a métodos de manutenção com boa relação custo-benefício, como manutenção baseada em riscos ou manutenção preventiva , e fornece planejamento abrangente de interrupções e gerenciamento poderoso de ordens de serviço.
Veja este conteúdo em Web Store: O que é SAP